FOMENTE O DIÁLOGO SEM MENTIRAS!

Em tempos de grandes disputas pelo poder político é crescente o aumento das fake news ou notícias falsas que viralizam na internet e nas redes sociais. Antes de compartilhar, verifique a autenticidade da informação você recebeu!

 

 
  • Grey icon

    NÃO LEIA APENAS O TÍTULO DA NOTÍCIA

    Sabemos que sua função é atrair sua atenção, mas não esqueça que a língua portuguesa é cheia de truques que podem favorecer o endosso de uma ideia. Desconfie de títulos bombásticos ou sensacionalistas! Veja o texto na íntegra e com seu alerta ligado para qualquer passagem que não corrobora diretamente com a ideia central do título. 

  • Grey icon

    VERIFIQUE A DATA DA FORNECIDA FONTE

    Para entender qualquer contexto histórico é importante ter claro o tempo em que aconteceu o fato. Há pessoas espalham informações antigas como se estivessem acontecendo no contexto atual e que constroem novas narrativas falsas. Busque sempre a data de publicação da notícia, seja ela uma matéria jornalística, um post em uma rede social, não replique conteúdo sem saber a data do fato. 

  • Grey icon

    Preencha o formulário ao lado e descubra - além dessas duas - mais 10 DICAS que a equipe de política reuniu para nunca mais cair em fake news. Convide seus amigos para essa leitura!